Girl building a coding project on a laptop

PERGUNTAS FREQUENTES

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Coolest Projects.

INSCREVA-SE PARA OS COOLEST PROJECTS

As inscrições do Coolest Projects estão abertas. Clique aqui para se cadastrar!

DATAS PARA LEMBRAR

6 de fevereiro de 2023 O registro do Coolest Projects é aberto
26 de abril de 2023 As inscrições do Coolest Projects se encerram
6 de junho de 2023 Evento comemorativo de transmissão ao vivo e favoritos dos jurados anunciados

A group of girls and boys work on a project at a laptop at a table.

O QUE SÃO OS PROJETOS MAIS LEGAIS?

Coolest Projects é a principal vitrine de tecnologia para jovens do mundo. É uma oportunidade única de ser criativo, se divertir e celebrar a engenhosidade.

Coolest Projects é um evento online mundial. Está aberto a todos os jovens criadores até aos 18 anos, de qualquer parte do mundo, e é totalmente gratuito!

POSSO PARTICIPAR SE O INGLÊS NÃO FOR MINHA PRIMEIRA LÍNGUA?

Os projetos devem ser apresentados em inglês (inglês escrito para projetos Scratch e inglês falado ou escrito para envios de vídeos). Você pode pedir a alguém para apresentar ou traduzir para você, ou pode usar legendas.

Se você não se sente confiante para falar inglês e não conhece alguém que possa traduzir para você, informe-nos em [email protected] e podemos conversar sobre como apoiá-lo.

COMO POSSO ENTRAR?

Depois de saber o que deseja fazer com a tecnologia, você pode começar a trabalhar em seu projeto a qualquer momento para dar vida a ele! Quando estiver pronto para compartilhar o que fez, você poderá enviar um link para seu vídeo ou projeto Scratch em coolestprojects.org. Seu projeto não precisa estar totalmente finalizado — o foco está na criatividade, na participação e, acima de tudo, na diversão!

Observação: se você já enviou um projeto anteriormente e deseja enviá-lo novamente este ano, deve ter feito alterações significativas desde o último evento.

QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE PROJETO?

As categorias estão relacionadas à tecnologia que você usa para criar seu projeto. Você só pode selecionar uma categoria durante o registro. As categorias são Scratch, Hardware, Aplicativos Móveis, Web, Jogos e Programação Avançada. Você pode ler mais sobre essas categorias aqui.

Se você fizer seu projeto no Scratch, deverá inscrever seu projeto na categoria Scratch, mesmo que seja um jogo.

Para todas as outras categorias (Hardware, Aplicativos Móveis, Web, Jogos e Programação Avançada), você precisa fazer um pequeno vídeo (máximo de dois minutos) no qual você compartilha seu projeto e código. Se quiser, você pode responder as perguntas do formulário de inscrição sobre seu projeto em seu vídeo.

Se você inscrever um projeto na categoria Aplicativos Móveis, talvez queira usar um emulador de aplicativo em seu vídeo.

COMO MEU PROJETO SERÁ JULGADO?

O processo de julgamento tem duas fases: pré-seleção e seleção final dos favoritos dos jurados.

Durante a fase de pré-seleção, seu projeto será revisado duas vezes. Os jurados darão a cada projeto uma pontuação de 10 para cada critério: Dificuldade, Complexidade, Apresentação e Comunicação e Design e Usabilidade. Para as pontuações de Apresentação e Comunicação, os jurados levarão em consideração que os projetos Scratch serão apresentados de forma diferente dos projetos em todas as outras categorias. A lista será então revisada por nosso painel de juízes VIP para selecionar seus favoritos.

Aqui estão as perguntas que os jurados usarão para avaliar cada projeto:

Experiência

  • O projeto impressiona você?
  • Você está surpreso ou animado com a ideia do projeto?
  • É algo que você teria orgulho de mostrar para outras pessoas?
  • É original ou único de alguma forma?
  • Ele comunica a personalidade de seus criadores?

Complexidade

  • Quão ambicioso é o projeto (tanto em termos de ideia quanto de execução)?
  • Quantos processos o(s) criador(es) seguiram para fazer o projeto?
  • Que nível de conhecimento técnico eles demonstraram?
  • Quão difícil você acha que foi para o(s) criador(es) fazer este projeto?

Apresentação e Comunicação

  • Com que eficácia o(s) criador(es) comunicou(m) a ideia por trás de seu projeto e a(s) função(ões) que ele pretende atender?
  • Quanto cuidado e atenção foram dedicados ao design visual do projeto? Parece legal?
  • Quão bem o(s) criador(es) responderam às três perguntas feitas no formulário de registro?

Design e Usabilidade

  • O projeto funciona da maneira pretendida?
  • O projeto é amigável?
  • As pessoas se divertiriam interagindo com ele?
  • Quão fácil é usar o projeto para o propósito a que se destina?

Lembre-se: os projetos não precisam ser concluídos, mas você deve garantir que está satisfeito com seu projeto antes de registrá-lo, pois não podemos fazer upload de alterações após o envio.

Seu projeto só pode ser julgado adequadamente se pudermos visualizar e entender completamente seu projeto, portanto, verifique o seguinte antes de se registrar:

  • O link para o seu projeto ou vídeo do Scratch deve ser definido como 'público', pois os jurados querem ver o seu projeto!
  • Você deve responder a todas as três perguntas em seu projeto. Suas respostas precisam ser em inglês, pois todos os juízes entendem inglês.

Você pode pedir a alguém para traduzir para você, se precisar. Se você não conhece alguém que possa ajudar com a tradução, informe-nos em [email protected] e podemos conversar sobre como apoiá-lo.

MEU PROJETO É ELEGÍVEL?

Para garantir que seu projeto possa ser exibido na galeria Coolest Projects:

Você deve ser elegível para participar.

Se você tem até 18 anos e fez um projeto bacana envolvendo tecnologia, pode participar. Você pode trabalhar em seu projeto individualmente ou como parte de uma equipe de até cinco jovens.

Seu projeto deve ser novo ou alterado significativamente desde a última vez.

Você não deve ter registrado o mesmo projeto em outro evento Coolest Projects (por exemplo, Coolest Projects 2022) ou deve ter feito uma grande alteração em seu projeto desde a última inscrição.

Seu projeto não precisa ser finalizado!

Todos os projetos são bem-vindos, do iniciante ao avançado, em qualquer linguagem de programação e usando qualquer hardware que você tenha disponível. Não se preocupe se o seu projeto não estiver 100% concluído - adoramos ver protótipos e trabalhos em andamento.

Seu projeto deve incluir as respostas a estas três perguntas:

Conte-nos sobre seu projeto.
- Por que você escolheu fazer esse projeto?
- O que você achou difícil ao fazer seu projeto e como você trabalhou nisso?
- Há algo que você faria diferente ou acrescentaria se tivesse mais tempo?

Solicitaremos essas respostas no formulário de registro, mas adoraríamos que você as explicasse também em seu vídeo.

Seu projeto e respostas devem estar em inglês.

Seu projeto e respostas devem estar em inglês. Você pode pedir a alguém para traduzir para você, se precisar, ou pode usar legendas. Se você não conhece alguém que possa ajudar com a tradução, informe-nos em [email protected] e podemos conversar sobre como apoiá-lo.

Seu projeto deve ser compartilhado para que possa ser visualizado por outras pessoas.

Peça permissão a seus pais ou responsáveis para carregar e compartilhar seu projeto. Se você tem menos de 13 anos, peça a seus pais ou responsáveis para enviar e compartilhar seu projeto em seu nome.

Assim que seu projeto for aprovado por nossos moderadores, ele estará disponível para o mundo inteiro ver.

QUAIS SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE TÓPICOS?

Meu projeto está relacionado a um problema na minha comunidade
Escolha o tópico Comunidade se o seu projeto for projetado para aumentar a conscientização sobre (ou resolver) um problema que você percebeu em nossa sociedade e sente que é importante. Isso pode estar relacionado a doenças mentais, falta de moradia, discriminação ou justiça social, ou pode abordar qualquer tipo de condição ou falta de comportamento que tenha consequências negativas para um grupo em sua comunidade.

Meu projeto está relacionado ao meio ambiente
Escolha o tópico Meio Ambiente se seu projeto for projetado para aumentar a conscientização sobre questões ambientais ou resolver problemas importantes para manter ou reparar nosso ambiente natural. Isso pode estar relacionado a ciências da terra, mudanças climáticas, natureza, biodiversidade ou outros tópicos ambientais.

Meu projeto é sobre saúde, bem-estar ou medicina
Escolha o tema Saúde se o seu projeto for concebido para sensibilizar (ou resolver) problemas importantes para a saúde e o bem-estar das pessoas na nossa sociedade. Isso pode estar relacionado ao COVID-19, estilos de vida saudáveis, dieta, exercícios, doenças, tratamento, prevenção ou outros tópicos de saúde e bem-estar.

Meu projeto é se divertir
Escolha o tópico Diversão se o seu projeto for projetado para entreter as pessoas que se envolvem com ele. Pode ajudar as pessoas a relaxar, se divertir ou pensar em algo de que gostem. Pode ser um jogo, filme, história, brinquedo ou qualquer outro objeto digital divertido e envolvente.

Meu projeto é artístico ou criativo
Escolha o tema Arte se o seu projeto for uma peça criativa desenhada para ser apreciada pela beleza ou poder emocional de seus sons e visuais, com ou sem interação do público. Pode ser uma música, uma arte visual, uma animação, um desenho, uma colagem, um filme ou qualquer outro objeto digital esteticamente interessante.

Meu projeto ensina as pessoas sobre algo
Escolha o tópico Educação se seu projeto for projetado para ajudar as pessoas a aprender algo, praticar habilidades ou transmitir conhecimento ao usuário. Pode ser um jogo, um filme, uma história, um questionário, uma animação ou qualquer outro objeto digital educacional.

Meu projeto é sobre mim, minha família ou minha cultura
Escolha o tópico Identidade se seu projeto for projetado para compartilhar com o usuário um aspecto de sua vida, cultura ou personalidade que seja importante para você. Isso pode estar relacionado às suas crenças, às normas culturais ou sociais de onde você mora, à sua identidade pessoal ou de gênero ou a qualquer outra coisa sobre sua vida que seja pessoal para você ou para alguém próximo a você.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DO PROJETO

Use esta lista de verificação para garantir que seu projeto possa ser aceito:

  • Tenho 18 anos ou menos.
  • Não registrei este projeto antes ou fiz uma grande alteração neste projeto desde a última vez.
  • Estou cadastrando apenas um projeto.
  • Meu projeto é exibido ou apresentado em inglês.
  • Meu vídeo mostra meu projeto e o código que usei para fazê-lo. (Não é necessário para projetos Scratch.)
  • Se eu tiver 13 anos ou mais, carreguei meu vídeo no YouTube ou Vimeo ou, se tiver menos de 13 anos, pedi a meus pais ou responsáveis que carreguem meu vídeo no YouTube ou Vimeo em meu nome. (Não é necessário para projetos Scratch.)
  • Desativei os comentários.
  • O link para meu projeto não é privado e verifiquei se meu projeto pode ser visualizado por qualquer pessoa.

Boa sorte!