Girl building a coding project on a laptop

CATEGORIAS DE PROJETOS

A tecnologia que seu projeto usa determinará a qual categoria ele pertence. Saiba mais sobre cada uma das categorias abaixo.

Scratch

Scratch é uma ferramenta gratuita de programação visual baseada em blocos que os jovens podem usar para criar facilmente uma variedade de projetos, enquanto também aprendem sobre o mundo mais avançado da programação de computadores. Ele pode ser usado online em um navegador da Web ou você pode baixá-lo para o seu computador.

Você pode ver exemplos de projetos em nosso estúdio Scratch!

Observação: Esta categoria não inclui projetos que usam o Scratch para programar elementos de hardware ou eletrônicos, como robôs. Eles devem ser enviados na categoria Hardware com um vídeo acompanhante - queremos ver seus projetos em ação!

Os seguintes conjuntos de projetos terminam com uma atividade final que seria uma apresentação perfeita para os Projetos mais legais:

Iniciante
Introdução ao Scratch
Cuide-se

Intermediário
Mais Scratch

Avançado
Mais riscos
Proteja nosso planeta

JOGOS (NÃO BASEADOS EM SCRATCH)

Esta categoria inclui qualquer tipo de jogo feito em uma linguagem de programação diferente do Scratch. Você pode usar uma linguagem de programação baseada em texto, como Python ou um mecanismo de jogo (por exemplo, Unity, Unreal Engine ou Blender).

Se precisar de inspiração e orientação, confira estes tutoriais de projetos baseados em jogos:

Introdução ao Unity
Introdução ao Python
Tutoriais de jogos

REDE

Os projetos nesta categoria são aplicativos baseados na Web sobre qualquer tópico que você goste, desde páginas informativas até aplicativos interativos. Os sites podem ser criados usando HTML e CSS, mas também podem incluir uma linguagem de programação da Web, como JavaScript.

Se precisar de inspiração, confira estes tutoriais de projetos baseados na Web:

Introdução a HTML e CSS
HTML e CSS para empresa social
Mais HTML e CSS
Ainda mais HTML e CSS

APLICATIVOS MÓVEIS

Esta categoria abrange projetos que envolvem aplicativos interativos para telefones ou tablets que ajudam, informam ou entretêm as pessoas.
Você pode demonstrar seu aplicativo em um dispositivo móvel, como um telefone ou tablet, ou pode usar um emulador baseado em desktop.

Se precisar de alguma inspiração, confira estes tutoriais de projetos baseados em aplicativos:

App Inventor para inovação social
Mapa de sobrevivência do apocalipse zumbi

HARDWARE

Esta categoria inclui robôs, máquinas e hacks de hardware. Você pode criar seu projeto usando plataformas de hardware como Raspberry Pi, Arduino, micro:bit ou placas Adafruit para influenciar o mundo físico.

Se você não tiver acesso ao hardware físico, pode usar um emulador: há MakeCode para micro:bit e Trinket para o Raspberry Pi Sense HAT. Se precisar de alguma inspiração, confira estes tutoriais de projetos baseados em aplicativos:

Computação física com Scratch e Raspberry Pi
Introdução ao micro:bit
Introdução às tecnologias vestíveis

PROGRAMAÇÃO AVANÇADA

Esta categoria é para projetos que foram levados para o próximo nível técnico. Inclui projetos escritos em linguagens avançadas, como C++ e Python avançado, ou projetos que combinam várias tecnologias, APIs ou tipos de hardware. Aqui estão alguns tutoriais para você começar em um projeto de programação avançada:

Introdução ao Python
Visão de máquina